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  • INSTRUMENTOS PARA CONSULTA

  • Conheça as 11 ações que os funcionários do CREA-PR se comprometeram a executar em sua rotina diária:

    1 - Desligar o monitor na hora do almoço
    * é obrigatório desligar CPU e monitor após o expediente

    2 - Apagar todas as luzes na saída para o almoço
    * é obrigatório apagar todas as luzes após o expediente

    3 - Trocar o uso de copinho plástico para o café/chá por caneca

    4 - Adotar o uso de garrafa de água, ao invés do uso constante de copinhos plásticos

    5 - Separar o lixo em: papel, vidro, plástico e orgânico

    6 - Manter em local definido folhas utilizadas na frente para nova utilização na impressora (verso)

    7 - Manter local definido para depósito de papel já usado nos 2 lados (para descarte)

    8 - Antes de guardar o papel para reuso ou destinação final tirar clips e grampos

    9 - Ficar alerta para identificar e avisar sobre lâmpada queimada, torneira vazando, descarga desregulada, paredes sujas, etc

    10 - Ter comprometimento com o cuidado do ambiente

    11 - Reaproveitar os envelopes de papel, com novos usos

  • Conheça as sugestões encaminhadas pelo corpo funcional

    1 - Implantar PGRS nas unidades do CREA-PR

    2 - Buscar parceria com cooperativas e associações de catadores de papel para destinação do lixo coletado de forma seletiva

    3 - Mapear os utensílios disponíveis para coleta de lixo (lixeiras, cores, suporte para copo, café e água)

    4 - Modernização do ar condicionado (Lda)

    5 - Substituir frota a gasolina para uso de biocombustível (etanol)

    6 - Melhorar processos buscando maior adesão à documentos eletrônicos

    7 - Implantar programa de redução do uso de papel

    8 - Instalar sensor de presença em locais de menor acesso (arquivos, bwc, por exemplo)

    9 - Substituir torneira dos banheiros por torneiras de pressão

    10 - Criar mensagem positiva, voltada a sustentabilidade, para inserir na assinatura dos e-mails dos funcionários

    11 - Adotar uso de 100% de papel reciclável

    12 - Disponibilizar garrafa térmica para água - uso nos veículos

    13 - Aquisição de picotador de papel (para destinação de material sigiloso / dados cadastrais, etc)

    14 - Verificar melhor forma de destinação para grampos e clips

    15 - Disponibilizar lixeira (tnt) para carro

    16 - Disponibilizar suporte de garrafa (individual) para veículo

    17 - Realizar campanha antitabagismo

    18 - Incentivar adoção de Programa "Carona Solidária"

    19 - Aquisição de caneca de alumínio (para chá e café) em subsituição aos copinhos plásticos

    20 - Rever procedimentos e alternativas a impressão constante de fichas cadastrais

    21 -Adequar a impressão de ARs / sobra de papel

    22 - Realização de Palestras sobre Educação Ambiental

    23 - Fornecer roteirização (GPS) aos agentes de fiscalização - segurança/tempo/produtividade

    24 - Estipular um local para anotar nº de memorandos tramitados internamente no setor, suprimindo assim a impressão do mesmo, deixando-o somente virtual ex: do administrativo para o fiscal)

    25 - Identificar se há alguma restrição de documento que não possa ser impresso em papel reciclado

    26 - Rever os formulários utilizados no atendimento, se é possível inserir alguns campos para anotação de dados da ficha cadastral, suprimindo assim sua impressão

    27 - Priorizar o uso de meios eletrônicos (e-mail, arquivos eletrônicos, etc)

    28 - Analisar formas de reduzir a poluição visual nas unidades do Conselho (painel eletrônico)

    29 - Verificar mecanismo que impeça a incidência direta de luz solar no ambiente de trabalho, de modo que se mantenha a iluminação e a ventilação através das janelas

    30 - Instalação de sistema eletrônico de controle de luz (acende e apaga com horário agendado)

    31 - Verificar a viabilidade de secadores de mão com ar quente em substituição de toalhas/papel

    32 - Incentivar o uso de bicicleta (casa/trabalho/casa)

    33 - Disponibilizar bicicletário e também um vestiário (troca de roupa e banho)

    34 - Promover o “dia sem elevador”

    35 - Verificar a viabilidade para disponibilizar ônibus de transporte ao corpo funcional

    36 - Desligar a máquina fotocopiadora ao sair

    37 - Incentivar o corpo funcional a praticar o voluntariado

    38 - Racionalizar recursos não abrindo as unidades em datas de vésperas de feriado (uma vez que é baixa a procura por atendimento)

    39 - Descartar o uso de máquinas de café (foi unanime que pouquíssimos usam) e retornar ao café disponibilizado aos setores pela Copa

    40 - Verificar se as sugestões acatadas, estão contempladas no projeto da nova sede (principalmente no tocante a racionalização de água, energia / torneiras de pressão, descarga inteligente, saboneteiras...)

    41 - Disponibilizar orientações ao corpo funcional a respeito do uso dos equipamentos e materiais (o que é mais correto em relação a ligar/desligar, pode reusar o papel na impressora, etc)

    42 - Disponibilizar local de coleta de pilhas e outros resíduos perigosos

    43 - Uso apenas de pautas eletrônicas nas Câmaras Especializadas

    44 - Extinguir memorandos impressos dentro de um mesmo setor

    45 - Inserir como projeto futuro a digitalização de processos e protocolos

    46 - Estudar o uso de envelope vai-e-vem de papel e não de plástico como é hoje

    47 - Redução de certos impressos / funcionários percebem que há sobra de material (ex. catálogo empresarial)

    48 - Reduzir o "volume" do lixo, amassando latas de alumínio, por exemplo

    49 - Não amassar as folhas de papel pois prejudicam a reciclagem

    50 - Disponibilizar palestras sobre o tema de sustentabilidade e apresentação de "cases" de outras empresas

    51 - Motivar os funcionários a adotar "1 dia sem carro"

    52 - Utilizar os banners já usados para a confecção de crachás e outros materiais.

    53 - Rever nº de lanches solicitados para as reuniões, evitando desperdício

    54 - Manter motivados os funcionários com a apresentação constante de sugestões que venham de encontro a filosofia do Pacto Global

    55 - Usar sacos plásticos com cores diferenciadas por tipo de lixo (contemplar no PGRS)

    56 - Instituir o "Dia da Doação" para doação de roupas, livros, objetos, etc

    57 - Comprar produtos de qualidade, evitando o não uso e também possíveis descartes

    58 - Trocar toalheiro atual de tecido por toalhas de papel

    59 - Instalação de rampa de acesso para cadeirante no Desus/Call center (estar preparado para receber cadeirante)

    60 - Disponibilizar caixa coletadora de pilhas, baterias, óleo de cozinha...

    61 - Ampliar a disponibilização de serviços on line. caso do visto profissional entre outros

    62 - Estudar a possibilidade de frota com carros elétricos

    63 - Maior aproveitamento da iluminação e da ventilação natural

26 de setembro – Dia Nacional dos Surdos


Cartilha dia nacional dos surdos

Clique para acessar a Cartilha do Dia Nacional dos Surdos

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro,o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro.

No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado para lembrar da data da inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Para oferecer um atendimento de qualidade ao surdos, a Central de Informações do CREA-PR esta capacitando seus atendentes. Os treinamentos da Central de Informações fazem parte de um projeto que está sendo implantado neste Conselho e que vai ao encontro de nossa Política de Qualidade: “Central de Atendimento ao Surdo do CREA-PR”.

Dessa forma o CREA-PR disponibiliza mais uma forma de atendimento que está inserida em seu Programa de Acessibilidade, a Central de Atendimento ao Surdo (CAS). A CAS está integrada à Central de Informações que atualmente atende via telefone, e-mail e chat e tem como objetivo viabilizar e aproximar da Comunidade Surda, tornando os produtos e serviços acessíveis, bem como contemplar outras necessidades de usuários em geral, como a usabilidade, a potencialização de habilidades e a segurança.

Este novo serviço permite a comunicação direta com os atendentes, facilita a troca de informações, além de proporcionar independência a este tipo de cliente do Conselho.

As formas de atendimento do CAS foram divididas em etapas, face a diversidade na Comunidade Surda: atendimento via chat, via webcam e via TTS.

No mês de agosto/2011, foi implementada a primeira etapa do projeto, que consiste no atendimento diferenciado via chat. “De acordo com pesquisas realizadas, poucos surdos são alfabetizados no português escrito. Desta forma, o atendimento realizado pelo CREA-PR será executado em linguagem específica: a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) transcrita”, explica Nayana Primon, responsável pela implantação do atendimento para surdos via chat.

“Prestar um atendimento específico para surdos é sinônimo de proporcionar a eles independência e dignidade. Acredito que o curso de LIBRAS que a equipe vai fazer não trará apenas a capacitação nesta língua, mas também a curiosidade pelo conhecimento da cultura e da identidade desta parcela da população”, diz Amanda Caroline da Silva, responsável pela elaboração do Projeto CAS.

O Conselho reconhece a necessidade de igualar os atendimentos e está investindo em treinamentos para capacitar os atendentes na LIBRAS transcrita e LIBRAS.

A segunda e a terceira etapa do projeto estão previstas para iniciar em 2012. A segunda etapa consiste no atendimento em LIBRAS via webcam, que será da seguinte forma: o cliente irá até um dos postos de atendimento do CREA-PR e lá será direcionado para um computador com webcam conectado a um link direto à Central de Informações. Esta ferramenta suprirá a necessidade de atendimento aos que não foram alfabetizados em Língua Portuguesa, mas apenas em LIBRAS.

Já a terceira etapa será realizada através de terminal de atendimento para surdos (TTS), que consiste em um aparelho com teclado alfanumérico e display que permite a conversa por escrito via telefone, sem a ajuda de intermediários. A necessidade da implantação via TTS será verificada através de pesquisas com os usuários do atendimento via e-mail, chat e webcam.

Para mais informações sobre o projeto entrem contato com a Cental de Informações do CREA-PR

Para mais informações sobre o Dia Nacional do Surdo acesse o site: http://www.feneis.com.br/

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