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  • INSTRUMENTOS PARA CONSULTA

  • Conheça as 11 ações que os funcionários do CREA-PR se comprometeram a executar em sua rotina diária:

    1 - Desligar o monitor na hora do almoço
    * é obrigatório desligar CPU e monitor após o expediente

    2 - Apagar todas as luzes na saída para o almoço
    * é obrigatório apagar todas as luzes após o expediente

    3 - Trocar o uso de copinho plástico para o café/chá por caneca

    4 - Adotar o uso de garrafa de água, ao invés do uso constante de copinhos plásticos

    5 - Separar o lixo em: papel, vidro, plástico e orgânico

    6 - Manter em local definido folhas utilizadas na frente para nova utilização na impressora (verso)

    7 - Manter local definido para depósito de papel já usado nos 2 lados (para descarte)

    8 - Antes de guardar o papel para reuso ou destinação final tirar clips e grampos

    9 - Ficar alerta para identificar e avisar sobre lâmpada queimada, torneira vazando, descarga desregulada, paredes sujas, etc

    10 - Ter comprometimento com o cuidado do ambiente

    11 - Reaproveitar os envelopes de papel, com novos usos

  • Conheça as sugestões encaminhadas pelo corpo funcional

    1 - Implantar PGRS nas unidades do CREA-PR

    2 - Buscar parceria com cooperativas e associações de catadores de papel para destinação do lixo coletado de forma seletiva

    3 - Mapear os utensílios disponíveis para coleta de lixo (lixeiras, cores, suporte para copo, café e água)

    4 - Modernização do ar condicionado (Lda)

    5 - Substituir frota a gasolina para uso de biocombustível (etanol)

    6 - Melhorar processos buscando maior adesão à documentos eletrônicos

    7 - Implantar programa de redução do uso de papel

    8 - Instalar sensor de presença em locais de menor acesso (arquivos, bwc, por exemplo)

    9 - Substituir torneira dos banheiros por torneiras de pressão

    10 - Criar mensagem positiva, voltada a sustentabilidade, para inserir na assinatura dos e-mails dos funcionários

    11 - Adotar uso de 100% de papel reciclável

    12 - Disponibilizar garrafa térmica para água - uso nos veículos

    13 - Aquisição de picotador de papel (para destinação de material sigiloso / dados cadastrais, etc)

    14 - Verificar melhor forma de destinação para grampos e clips

    15 - Disponibilizar lixeira (tnt) para carro

    16 - Disponibilizar suporte de garrafa (individual) para veículo

    17 - Realizar campanha antitabagismo

    18 - Incentivar adoção de Programa "Carona Solidária"

    19 - Aquisição de caneca de alumínio (para chá e café) em subsituição aos copinhos plásticos

    20 - Rever procedimentos e alternativas a impressão constante de fichas cadastrais

    21 -Adequar a impressão de ARs / sobra de papel

    22 - Realização de Palestras sobre Educação Ambiental

    23 - Fornecer roteirização (GPS) aos agentes de fiscalização - segurança/tempo/produtividade

    24 - Estipular um local para anotar nº de memorandos tramitados internamente no setor, suprimindo assim a impressão do mesmo, deixando-o somente virtual ex: do administrativo para o fiscal)

    25 - Identificar se há alguma restrição de documento que não possa ser impresso em papel reciclado

    26 - Rever os formulários utilizados no atendimento, se é possível inserir alguns campos para anotação de dados da ficha cadastral, suprimindo assim sua impressão

    27 - Priorizar o uso de meios eletrônicos (e-mail, arquivos eletrônicos, etc)

    28 - Analisar formas de reduzir a poluição visual nas unidades do Conselho (painel eletrônico)

    29 - Verificar mecanismo que impeça a incidência direta de luz solar no ambiente de trabalho, de modo que se mantenha a iluminação e a ventilação através das janelas

    30 - Instalação de sistema eletrônico de controle de luz (acende e apaga com horário agendado)

    31 - Verificar a viabilidade de secadores de mão com ar quente em substituição de toalhas/papel

    32 - Incentivar o uso de bicicleta (casa/trabalho/casa)

    33 - Disponibilizar bicicletário e também um vestiário (troca de roupa e banho)

    34 - Promover o “dia sem elevador”

    35 - Verificar a viabilidade para disponibilizar ônibus de transporte ao corpo funcional

    36 - Desligar a máquina fotocopiadora ao sair

    37 - Incentivar o corpo funcional a praticar o voluntariado

    38 - Racionalizar recursos não abrindo as unidades em datas de vésperas de feriado (uma vez que é baixa a procura por atendimento)

    39 - Descartar o uso de máquinas de café (foi unanime que pouquíssimos usam) e retornar ao café disponibilizado aos setores pela Copa

    40 - Verificar se as sugestões acatadas, estão contempladas no projeto da nova sede (principalmente no tocante a racionalização de água, energia / torneiras de pressão, descarga inteligente, saboneteiras...)

    41 - Disponibilizar orientações ao corpo funcional a respeito do uso dos equipamentos e materiais (o que é mais correto em relação a ligar/desligar, pode reusar o papel na impressora, etc)

    42 - Disponibilizar local de coleta de pilhas e outros resíduos perigosos

    43 - Uso apenas de pautas eletrônicas nas Câmaras Especializadas

    44 - Extinguir memorandos impressos dentro de um mesmo setor

    45 - Inserir como projeto futuro a digitalização de processos e protocolos

    46 - Estudar o uso de envelope vai-e-vem de papel e não de plástico como é hoje

    47 - Redução de certos impressos / funcionários percebem que há sobra de material (ex. catálogo empresarial)

    48 - Reduzir o "volume" do lixo, amassando latas de alumínio, por exemplo

    49 - Não amassar as folhas de papel pois prejudicam a reciclagem

    50 - Disponibilizar palestras sobre o tema de sustentabilidade e apresentação de "cases" de outras empresas

    51 - Motivar os funcionários a adotar "1 dia sem carro"

    52 - Utilizar os banners já usados para a confecção de crachás e outros materiais.

    53 - Rever nº de lanches solicitados para as reuniões, evitando desperdício

    54 - Manter motivados os funcionários com a apresentação constante de sugestões que venham de encontro a filosofia do Pacto Global

    55 - Usar sacos plásticos com cores diferenciadas por tipo de lixo (contemplar no PGRS)

    56 - Instituir o "Dia da Doação" para doação de roupas, livros, objetos, etc

    57 - Comprar produtos de qualidade, evitando o não uso e também possíveis descartes

    58 - Trocar toalheiro atual de tecido por toalhas de papel

    59 - Instalação de rampa de acesso para cadeirante no Desus/Call center (estar preparado para receber cadeirante)

    60 - Disponibilizar caixa coletadora de pilhas, baterias, óleo de cozinha...

    61 - Ampliar a disponibilização de serviços on line. caso do visto profissional entre outros

    62 - Estudar a possibilidade de frota com carros elétricos

    63 - Maior aproveitamento da iluminação e da ventilação natural

Notícia Consocial – Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social


Rita Mombelli, ouvir a sociedade

Evento estadual, que acontece em março de 2012, é resultado de iniciativa da Controladoria Geral da União e quer, entre outros objetivos, promover a transparência e o acesso às informações públicas, estabelecendo mecanismos de controle, engajamento e capacitação da sociedade no controle da gestão pública.

Em mais uma iniciativa para estimular a participação do cidadão no direcionamento e na fiscalização da gestão pública, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) engajou-se na organização da Primeira Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial). A iniciativa, da Controladoria Geral da União (CGU), prevê a realização de conferências municipais e regionais (que serão promovidas até fevereiro próximo) e estaduais (a do Paraná está agendada para março de 2012), culminando com a conferência nacional (em maio do próximo ano).

Célia Baptista, coordenadora-executiva estadual da Consocial, informa que a iniciativa está fundamentada em quatro eixos: promover a transparência e o acesso às informações públicas; estabelecer mecanismos de controle, engajamento e capacitação da sociedade no controle da gestão pública; estimular a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e atuar na prevenção e no combate à corrupção no setor público.

O presidente do Tribunal, conselheiro Fernando Guimarães, é membro titular, e a coordenadora-geral, Rita de Cássia Mombelli, membro suplente da comissão organizadora da Consocial. O grupo é presidido pelo secretário estadual de Controle Interno, Mauro Munhoz, servidor licenciado do TCE.

A responsabilidade da comissão – formada por 25 membros representando o poder público, a sociedade civil e os conselhos de políticas públicas – é mobilizar os paranaenses para a conferência estadual e elaborar relatórios do encontro. Segundo Munhoz, os temas levantados poderão servir de base para políticas públicas, projetos de lei e agendas governamentais.

“A realização da Consocial se aproxima de um dos objetivos do TCE, que é aproximar o cidadão do controle da gestão pública”, destaca Fernando Guimarães. “É a partir desta rede que vamos discutir boas práticas, ter acesso às informações e dar mais transparência ao gasto público.” São exatamente esses os objetivos do Plano Anual de Fiscalização Social (PAF Social), que o Tribunal está implantando em parceria com as sete universidades estaduais.

Na avaliação de Rita Mombelli, a iniciativa de ouvir a sociedade contribuirá para que o Tribunal ofereça serviços cada vez mais alinhados à expectativa e necessidade do contribuinte paranaense. “O PAF Social e a Consocial são ações concretas nesta direção”, afirma a coordenadora-geral do TCE.

Além de atuar na organização, o Tribunal colabora na divulgação da Consocial. A Escola de Gestão Pública enviou correspondências às associações de municípios e divulga a iniciativa em todos os eventos que promove. O site do Tribunal (www.tce.pr.gov.br) oferece link, na aba “Transparência”, para a página da Conferência mantida pela CGU.

A fase das conferências estaduais será iniciada nesta quarta-feira (26), na cidade de Rio Negro (Sul do Estado). “Com o apoio das associações de municípios, faremos encontros nas 18 regionais paranaenses”, conta Célia Baptista. Nestes eventos serão escolhidos os 540 delegados da conferência estadual, que por sua vez selecionará os 56 representantes e as 20 propostas paranaenses para a conferência nacional, em Brasília.

CALENDÁRIO DAS CONFERÊNCIAS
• Até fevereiro de 2012: regionais
• 13 e 14 de março de 2012: estadual
• 18 a 20 de maio de 2012: nacional

Fonte: Tribunal de Contas

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