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  • INSTRUMENTOS PARA CONSULTA

  • Conheça as 11 ações que os funcionários do CREA-PR se comprometeram a executar em sua rotina diária:

    1 - Desligar o monitor na hora do almoço
    * é obrigatório desligar CPU e monitor após o expediente

    2 - Apagar todas as luzes na saída para o almoço
    * é obrigatório apagar todas as luzes após o expediente

    3 - Trocar o uso de copinho plástico para o café/chá por caneca

    4 - Adotar o uso de garrafa de água, ao invés do uso constante de copinhos plásticos

    5 - Separar o lixo em: papel, vidro, plástico e orgânico

    6 - Manter em local definido folhas utilizadas na frente para nova utilização na impressora (verso)

    7 - Manter local definido para depósito de papel já usado nos 2 lados (para descarte)

    8 - Antes de guardar o papel para reuso ou destinação final tirar clips e grampos

    9 - Ficar alerta para identificar e avisar sobre lâmpada queimada, torneira vazando, descarga desregulada, paredes sujas, etc

    10 - Ter comprometimento com o cuidado do ambiente

    11 - Reaproveitar os envelopes de papel, com novos usos

  • Conheça as sugestões encaminhadas pelo corpo funcional

    1 - Implantar PGRS nas unidades do CREA-PR

    2 - Buscar parceria com cooperativas e associações de catadores de papel para destinação do lixo coletado de forma seletiva

    3 - Mapear os utensílios disponíveis para coleta de lixo (lixeiras, cores, suporte para copo, café e água)

    4 - Modernização do ar condicionado (Lda)

    5 - Substituir frota a gasolina para uso de biocombustível (etanol)

    6 - Melhorar processos buscando maior adesão à documentos eletrônicos

    7 - Implantar programa de redução do uso de papel

    8 - Instalar sensor de presença em locais de menor acesso (arquivos, bwc, por exemplo)

    9 - Substituir torneira dos banheiros por torneiras de pressão

    10 - Criar mensagem positiva, voltada a sustentabilidade, para inserir na assinatura dos e-mails dos funcionários

    11 - Adotar uso de 100% de papel reciclável

    12 - Disponibilizar garrafa térmica para água - uso nos veículos

    13 - Aquisição de picotador de papel (para destinação de material sigiloso / dados cadastrais, etc)

    14 - Verificar melhor forma de destinação para grampos e clips

    15 - Disponibilizar lixeira (tnt) para carro

    16 - Disponibilizar suporte de garrafa (individual) para veículo

    17 - Realizar campanha antitabagismo

    18 - Incentivar adoção de Programa "Carona Solidária"

    19 - Aquisição de caneca de alumínio (para chá e café) em subsituição aos copinhos plásticos

    20 - Rever procedimentos e alternativas a impressão constante de fichas cadastrais

    21 -Adequar a impressão de ARs / sobra de papel

    22 - Realização de Palestras sobre Educação Ambiental

    23 - Fornecer roteirização (GPS) aos agentes de fiscalização - segurança/tempo/produtividade

    24 - Estipular um local para anotar nº de memorandos tramitados internamente no setor, suprimindo assim a impressão do mesmo, deixando-o somente virtual ex: do administrativo para o fiscal)

    25 - Identificar se há alguma restrição de documento que não possa ser impresso em papel reciclado

    26 - Rever os formulários utilizados no atendimento, se é possível inserir alguns campos para anotação de dados da ficha cadastral, suprimindo assim sua impressão

    27 - Priorizar o uso de meios eletrônicos (e-mail, arquivos eletrônicos, etc)

    28 - Analisar formas de reduzir a poluição visual nas unidades do Conselho (painel eletrônico)

    29 - Verificar mecanismo que impeça a incidência direta de luz solar no ambiente de trabalho, de modo que se mantenha a iluminação e a ventilação através das janelas

    30 - Instalação de sistema eletrônico de controle de luz (acende e apaga com horário agendado)

    31 - Verificar a viabilidade de secadores de mão com ar quente em substituição de toalhas/papel

    32 - Incentivar o uso de bicicleta (casa/trabalho/casa)

    33 - Disponibilizar bicicletário e também um vestiário (troca de roupa e banho)

    34 - Promover o “dia sem elevador”

    35 - Verificar a viabilidade para disponibilizar ônibus de transporte ao corpo funcional

    36 - Desligar a máquina fotocopiadora ao sair

    37 - Incentivar o corpo funcional a praticar o voluntariado

    38 - Racionalizar recursos não abrindo as unidades em datas de vésperas de feriado (uma vez que é baixa a procura por atendimento)

    39 - Descartar o uso de máquinas de café (foi unanime que pouquíssimos usam) e retornar ao café disponibilizado aos setores pela Copa

    40 - Verificar se as sugestões acatadas, estão contempladas no projeto da nova sede (principalmente no tocante a racionalização de água, energia / torneiras de pressão, descarga inteligente, saboneteiras...)

    41 - Disponibilizar orientações ao corpo funcional a respeito do uso dos equipamentos e materiais (o que é mais correto em relação a ligar/desligar, pode reusar o papel na impressora, etc)

    42 - Disponibilizar local de coleta de pilhas e outros resíduos perigosos

    43 - Uso apenas de pautas eletrônicas nas Câmaras Especializadas

    44 - Extinguir memorandos impressos dentro de um mesmo setor

    45 - Inserir como projeto futuro a digitalização de processos e protocolos

    46 - Estudar o uso de envelope vai-e-vem de papel e não de plástico como é hoje

    47 - Redução de certos impressos / funcionários percebem que há sobra de material (ex. catálogo empresarial)

    48 - Reduzir o "volume" do lixo, amassando latas de alumínio, por exemplo

    49 - Não amassar as folhas de papel pois prejudicam a reciclagem

    50 - Disponibilizar palestras sobre o tema de sustentabilidade e apresentação de "cases" de outras empresas

    51 - Motivar os funcionários a adotar "1 dia sem carro"

    52 - Utilizar os banners já usados para a confecção de crachás e outros materiais.

    53 - Rever nº de lanches solicitados para as reuniões, evitando desperdício

    54 - Manter motivados os funcionários com a apresentação constante de sugestões que venham de encontro a filosofia do Pacto Global

    55 - Usar sacos plásticos com cores diferenciadas por tipo de lixo (contemplar no PGRS)

    56 - Instituir o "Dia da Doação" para doação de roupas, livros, objetos, etc

    57 - Comprar produtos de qualidade, evitando o não uso e também possíveis descartes

    58 - Trocar toalheiro atual de tecido por toalhas de papel

    59 - Instalação de rampa de acesso para cadeirante no Desus/Call center (estar preparado para receber cadeirante)

    60 - Disponibilizar caixa coletadora de pilhas, baterias, óleo de cozinha...

    61 - Ampliar a disponibilização de serviços on line. caso do visto profissional entre outros

    62 - Estudar a possibilidade de frota com carros elétricos

    63 - Maior aproveitamento da iluminação e da ventilação natural

Selo Pró-Equidade é concedido a 23 empresas


Premiação encerra a 2ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero.
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, realizou, na última quarta-feira, 25/03, a cerimônia de entrega do Selo Pró-Equidade de Gênero – 2009, para 23 empresas e instituições públicas brasileiras, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Petrobrás (veja a lista completa de vencedoras ao final da matéria).
A entrega do selo e troféus aos representantes das organizações ganhadoras foi presidida pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire e contou com a participação da Diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil, Laís Abramo, e a vice-diretora do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher (UNIFEM) Brasil e Cone Sul, Junia Puglia.

Dentre as ações mais freqüentes efetivadas pelas organizações vencedoras, destacam-se:

  • Inclusão do compromisso com a eqüidade de gênero no Planejamento Estratégico;
  • Realização de levantamentos, pesquisas e censos para identificação de perfil da empresa com inclusão dos itens auto-declarativos raça/cor/orientação sexual nos cadastros de RH das empresas;
  • Acesso de quaisquer funcionárias/os aos dados cadastrais sobre gênero e raça nas intranets das empresas;
  • Incentivo à participação de mais mulheres nos treinamentos/cursos de capacitação (horários adequados às mulheres, estabelecimento de cotas para mulheres, etc.);
  • Criação de cursos específicos de treinamento profissional para mulheres;
  • Adoção de critérios em concursos para vagas oferecidas em áreas tradicionalmente masculinas (segurança, técnica) que possibilitem a participação de mulheres;
  • Maior número de nomeações de mulheres para provimento de cargos de chefia e gerenciais;
  • Introdução do tema Gênero nas palestras de recepção de novos empregados;
  • Participação de integrantes do Comitê de Gênero da empresa na Comissão de Negociação do Acordo Coletivo de Trabalho;
  • Aumento da participação de mulheres e negros/as na publicidade institucional das empresas e organizações;
  • Adoção de linguagem não-sexista ao se referirem aos empregados/as nas mensagens, comunicações verbais e/ou de marketing;
  • Concessão do benefício auxílio-creche para dependentes de empregados do sexo masculino;
  • Crescimento da participação de homens nos Comitês de Gênero das empresas (até mesmo a paridade, em algumas empresas);
  • Eleição de integrantes de subcomissões de gênero, em todas as unidades da federação, com participação voluntária de milhares de empregados/as;
  • Inclusão da companheira (o) que conviva em união estável homoafetiva para efeito de todos os benefícios concedidos aos empregados/as;
  • Ingresso das empresas nas campanhas do Laço Branco (homens pelo fim da violência contra as mulheres) e 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres;
  • Incremento de palestras sobre eqüidade de gênero, em especial sobre assédio moral e sexual, dentre muitas outras temáticas.

História do Selo Pró-Eqüidade de Gênero


Lançado em 2005, o Selo Pró-Equidade de Gênero é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da SPM, com o objetivo de estimular a igualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho, eliminando todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego. O Programa Pró-Eqüidade de Gênero reafirma os compromissos de promoção da igualdade de gênero, inscrita na Constituição Federal de 1988, e conta com a parceria do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A premiação


A premiação das empresas é o coroamento do processo que se inicia após a adesão voluntária da organização. O caráter voluntário evidencia uma sensibilização pré-existente na direção do grupo ou instituição para a temática da eqüidade de gênero.
Nesta segunda edição, foram inscritas 50 organizações entre empresas privadas e instituições públicas. Destas, 36 apresentaram e acordaram o seu Plano de Ação a ser implementado no âmbito da organização candidata ao Selo, mas somente 23 conseguiram chegar à etapa final, cumprindo, no mínimo, 70% das ações planejadas. Estas últimas são as ganhadoras da segunda edição e receberão o Selo Pró-Equidade de Gênero 2009, que tem vigência de 12 meses e é um instrumento que evidenciará o compromisso da organização com a eqüidade de gênero em toda a sua comunicação institucional. A permanência no programa acontecerá mediante nova adesão.

Confira as empresas vencedoras da segunda edição do Selo Pró-Eqüidade de Gênero:

  • Banco do Brasil – BB
  • Banco do Nordeste do Brasil – BNB
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
  • Caixa Econômica Federal – CEF
  • Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA
  • Centro de Pesquisa de Energia Elétrica –CEPEL
  • Centrais Elétricas Brasileiras S/A – Eletrobrás
  • Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A -ELETRONORTE
  • Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica – CGTEE
  • Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF
  • Eletrobrás Termonuclear S.A. – ELETRONUCLEAR.
  • Eletrosul Centrais Elétricas S. A.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –EMBRAPA
  • Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – INFRAERO
  • FURNAS Centrais Elétricas S.A
  • Grupo Hospital N.Sra. da Conceição
  • Itaipu Binacional
  • Manaus Energia
  • Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRÁS.
  • PETROS – Fundação de Seguridade Social
  • Prefeitura Municipal de Quixadá
  • Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO
  • Secretaria de Estado de Trabalho, Renda e Esporte – SETRE/Bahia
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